terça-feira, 25 de janeiro de 2011

AS PESSOAS SE ABANDONAM ... E SE PERGUNTAM - PORQUE?



Essa semana passei a perceber situações interessantes. Não que sejam novas. Acredito que meu olhar para elas é que está diferente, possivelmente mais consciente. Fui observando algumas situações de vida de pessoas ao meu redor, e buscando entender a linha de raciocínio delas.  Consegui identificar que nós pessoas deste mundo que Deus nos deu, muitas vezes nos abandonamos.

Nos abandonamos? Sim. Vou citar um exemplo : uma pessoa que passa a sua vida comendo errado, sem cuidar das taxas, sem investir na saúde, após alguns anos, terá como resultado o que ?

É fácil pra mim e pra você que estamos de fora perceber e entender a situação acima. No entanto, observo que em alguns momentos, eu ou você estamos passando por ela. E me questiono : nos percebemos? nos conduzimos? nos cuidamos, tomando medidas preventivas para evitar que o pior aconteça? Ou simplesmente repetimos comportamentos pré produzidos/ estabelecidos por alguém que já vimos fazer o mesmo, sem pensar se desejamos a consequência disso* pra nossas vidas ?

O sentido do termo aqui usado - abandonar, é justamente para poder refletir se estamos mesmo nos liderando. Temos meta de vida ? Missão e visão do que queremos para nós ? ou vamos simplesmente como o pagode do Zeca fala deixa a vida me levar.. vida leva eu.. ?

 
Meu desafio e desafio você, leitor, neste momento a fazer uma auto-análise para saber se estamos vivendo "sonambulos"ou acordados.

Seus exames de saúde estão em dia ? Qual a última vez que você fez?
Sente alguma mal estar de vez em quando e não sabe ao certo o que é, mas continua procrastinando a sua ida a um clínico para pedir aquele check-up? Qual o teu ganho secundário em não ir ao médico? Sim, aqui eu pergunto qual o ganho secundário, porque consciente ou inconscientemente fazemos nossas escolhas baseadas em *ganhos* que algumas vezes são inteligentes e em alguns momentos nem tanto inteligentes assim, visto que nos trará mais a frente um certo desconforto, tristeza ou até mesmo baixa-estima.

Continuando o desafio - Psicologicamente você acredita que tem algo para buscar entender de si mesmo, ou aprender a lidar melhor ? O que você faz para conseguir isso?
Espiritualmente, se encontra satisfeito com os valores e crenças que tem? Consegue sentir paz ao falar do assunto? ou vem aquele vazio existencial ?

Tem alguma coisa na sua vida que você gostaria de dar um rumo diferente para viver mais pleno e feliz?qual ? Consegue estabelecer prazos de quando começar cada uma delas ? Lembra de algumas pessoas que possam te ajudar a conseguir a mudança que precisa ? Quem ? Quando você vai procurar por elas ?

Quando algo de errado dentre o que foi citado aqui, acontece de errado, penso ser importante refletir - "onde eu estava que permiti isso chegasse a esse ponto?"

Fico com esses questionamentos e me comprometo a refletir sobre cada perguntinha acima durante essa semana, esse mês, esse ano. Afinal, todas elas vão me ajudar a atingir as metas de 2011.
No final de tudo acredito ser gratificante poder dizer pra si mesmo - eu não me abandonei, eu me liderei e consegui atingir meus objetivos! Fui capaz de chegar até aqui e isso me desperta vontade de ir além... sempre... !
  Cassandra Silveira.

4 comentários:

  1. Quanto mais eu me escondia
    Muito mais eu me achava.
    E quando eu pensava e fugia
    Os dragões me encontravam.

    Quanto mais eu só fugia
    Em lugar nenhum chegava
    Mergulhava fora de mim
    E nunca chegava ao fim.

    Até que um dia me deu medo
    E eu olhei só para mim
    Vi minhas pernas cansadas
    De correr ao lado errado.

    Perdoei os meus pecados
    E outro caminho persegui
    Sem tristezas rotulado
    Segui firme até o fim.

    ResponderExcluir
  2. Após um texto inspirador, uma reflexão...ação... vou marcar logo meu check-up!
    Parabéns adorei o texto!
    Sucesso...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Marido abençoado por Deus! Fico feliz que esse texto te traga soluções! Love You.

    ResponderExcluir